NOSSOS SERVIÇOS

  *CLIQUE NOS TÍTULOS DOS SERVIÇOS ABAIXO PARA VER MAIS DETALHES
  • cálculo atuarial das contribuições para custeio do Plano Previdenciário: o cálculo atuarial será realizado a partir da Base de Dados fornecida pelo Instituto de Previdência Municipal. Este cálculo envolve hipóteses atuariais (probabilidade de sobrevivência dos servidores ativos e inativos do fundo), hipótese financeira (taxa de juros utilizada e retorno das aplicações financeiras das contribuições), definindo os percentuais sobre a Folha de Salário dos Servidores a ser descontado em benefício do pagamento dos benefícios previdenciários pelo Instituto de Previdência Municipal;

  • Cálculo das Reservas Matemáticas de Benefícios a Conceder e Concedido: valores que o Fundo Previdenciário deve ter disponível e contabilizado em seu Balanço para fazer frente ao pagamento dos benefícios correntes e futuros. Reservas calculadas atuarialmente, seguindo metodologia adotada pelo atuário;

  • Elaboração da Avaliação Atuarial: documento técnico que contém as estatísticas dos servidores ativos e inativos, as hipóteses atuariais e financeiras, os percentuais obtidos no cálculo atuarial, o valor das Reservas Matemáticas, Parecer Técnico e Recomendações. Este documento deve ser enviado à Câmara de Vereadores para atualização dos percentuais referentes às contribuições previdenciárias;

  • Projeção Financeira do Fundo Previdenciário: projeção das Receitas e Despesas auferidas pelo Instituto Previdenciário durante um período de 75 anos ou até a extinção do grupo de servidores;

  • Elaboração da Nota Técnica Atuarial: documento técnico atuarial que descreve as formulações matemáticas e atuariais usados para o cálculo das Reservas Matemáticas e contribuições previdenciárias do Instituto. Deverá ser enviado a Secretaria de Previdência Social – Setor dos Regimes Próprios de Previdência para validação, assim como os demais documentos (Relatório da Avaliação Atuarial e da Projeção de Despesas);

  • Auditoria Atuarial em Institutos de Previdência Municipal: avaliação financeira e atuarial do Fundo Previdenciário verificando seu equilíbrio técnico e atuarial, analisando os percentuais de contribuições, os valores de Reservas Matemáticas, a contabilização destes valores no Balanço do Instituto, a formulação de cenários e hipóteses para solucionar possível déficit previdenciário.

Acompanhamento mensal, \"in loco\", através de técnicos especializados, para orientação e treinamentos na concessão de benefícios.

Orientação para a Implantação e/ou adequação legal para os Regimes Próprios de Previdência Social:

  • Orientação na viabilização da compensação financeira entre Regimes de Previdência:

  • Assessoria Jurídica: abrangendo os mais diversos assuntos de interesse dos Institutos de Previdência Municipal;

  • Adequação do Instituto de Previdência às novas regras gerais: Análise e Avaliação completa do Regime Próprio de Previdência Municipal, segundo a Lei nº 9.717 de 27/11/1998, Portaria MPAS nº 4.992 de 05/02/1999, atualizada pela Portaria MPAS nº 7.796, de 28/08/2000 e outras, com apresentação de relatório conclusivo;

A Assessoria, consiste no trabalho de assessorar nossos clientes, nos mais diversos assuntos relacionados a área de atuação da Reis e Reis, os serviços podem ser prestados através de correspondência escrita ou eletrônica, em reuniões ou por telefone, a critério e de acordo com a necessidade do Cliente e natureza do assunto abordado, em especial:

  • Perícias contábeis
  • Assessoria técnica às Comissões Processantes
  • Laudo Técnico Pericial
  • Implantação do Sistema Previdenciário Municipal
  • Assessoria Tributária e previdenciária
  • Elaboração e Revisão do Código Tributário Municipal
  • Emissão de pareceres técnicos sobre temas da Administração Pública.

A auditoria compreende o exame de documentos, livros e registros, inspeções e obtenção de informações e confirmações, internas e externas, relacionados com o controle do patrimônio, objetivando mensurar a exatidão desses registros e das demonstrações contábeis deles decorrentes. Os exames são efetuados de acordo com as normas de auditoria usualmente aceitas e emanadas principalmente pelo CFC e Ibracon, e incluem os procedimentos que os auditores julgarem necessários, em cada circunstância, para obter elementos de convicção, com o objetivo de comprovar se os registros contábeis foram executados de acordo com princípios fundamentais e normas de contabilidade e se as demonstrações contábeis deles decorrentes refletem adequadamente a situação econômico-financeira do patrimônio, os resultados do período administrativo examinado e outras situações nelas demonstradas.

A Contabilidade, através de técnicas próprias, estuda e controla o patrimônio, com a finalidade de demonstrar e fornecer informações sobre sua estrutura e sua composição, bem como sobre suas variações quantitativas e qualitativas. A auditoria é a técnica contábil utilizada para avaliar essas informações, constituindo, assim, complemente indispensável para que a Contabilidade atinja plenamente sua finalidade.

No caso das entidades públicas, dispõe também da implantação de controles internos em atendimento à legislação vigente e às exigências do Tribunal de Contas dos Estados concedendo transparência e confiabilidade às contas municipais.

Os trabalhos de auditoria permitem a emissão de Relatórios de Recomendações aos clientes, com o objetivo de identificar a natureza dos problemas detectados pelos auditores, as conseqüências desses problemas e a recomendação da Auditoria, no sentido das medidas de correção a serem tomadas.

Os serviços de auditoria independente são executados com base na complexidade envolvida na execução dos serviços, volume de horas a serem dispendidas e responsabilidade dos Auditores.

Atualmente, a contratação de serviços profissionais de Auditoria Independente é obrigatória para as companhias abertas, entidades definidas como de grande porte pela Lei federal 11.638/2007, Operadoras de Saúde, dentre outras.

A realização de concursos prevê um planejamento sintonizado com as necessidades de cada cliente e ações de execução direcionadas para os resultados, além de uma grande responsabilidade, envolvendo o desenvolvimento de uma complexa logística para atendimento às expectativas de todos os envolvidos.

Realizamos todas as etapas de concursos públicos, processos seletivos e vestibulares, garantindo confiabilidade e transparência ao processo, compreendendo:


  • Análise de necessidades de recursos humanos, definição da estrutura e de suas competências;

  • Planejamento, elaboração e publicação do edital;

  • Divulgação do concurso e inscrições;

  • Elaboração, aplicação e correção das provas objetivas e práticas;

  • Divulgação do resultado final;

  • Acompanhamento minucioso de todas as fases;

  • Assessoramento nas fases de homologação, nomeação e posse.


A Reis e Reis tem ainda, o maior respeito e compromisso com os candidatos envolvidos nos processos procurando atendê-los com seriedade e o compromisso que lhe são devidos.

Todas as etapas são realizadas com controle rigoroso sendo imprescindível a segurança e o sigilo, pautando-se pela isenção e independência na realização dos processos seletivos.

A contabilidade é o coração de qualquer entidade, deve ser elaborada de forma correta e tempestiva, realizamos a organização da contabilidade mediante consultoria e assessoria especializada desde a emissão e assinatura de empenhos, balancetes, livros diário e razão contábil aprovação e pagamento de despesas, registro de receitas, até a elaboração e entrega de prestações de contas ao Tribunal de Contas, SISTN, SIOPS, convênios, etc.

Elaboramos ainda a LDO – Lei de Diretrizes Orçamentárias, a LOA – Lei do Orçamento Anual, o PPA – Plano Plurianual, em conformidade com a legislação federal e local existentes, em especial a Lei de Responsabilidade Fiscal, mediante estudo sistêmico da realidade de cada município, suas tendências e expectativas.

O Planejamento do desenvolvimento das cidades, envolvendo:


  • O Ordenamento urbano

  • A Ordenação e o controle do uso do solo

  • A Integração urbana/rural

  • Instrumentos de política econômica, tributária e financeira

  • A recuperação de investimentos públicos

  • Meio ambiente: proteção, preservação e recuperação

  • A regularização fundiária e a urbanização das favelas e áreas ocupadas ou invadidas

  • Transporte e Lazer.
  • Processamento técnico de documentos,

  • Elaboração de serviços de informação;

  • Planejamento, análise e organização de fluxo de informações geradas e adquiridas;

  • Controle de documentos bibliográficos

  • Planejamento físico de Bibliotecas e / ou centros de documentação.

A necessidade de aumento da arrecadação própria dos municípios (em especial ISS e IPTU) se faz presente em todos os municípios do nosso país, para isso nossa equipe está apta ao assessoramento técnico para execução da cobrança, na esfera administrativa e judicial, da dívida ativa do IPTU e do ISSQN, como orientações para emissão e expedição das notificações e das guias para todos os contribuintes inscritos e apoio técnico permanente aos órgãos responsáveis durante o período de cobrança.

Realizamos a revisão do parecer Prévio emitido pelo Tribunal de Contas através de levantamento de dados em auditorias específicas para emissão de relatório técnico de esclarecimentos relativos a eventos e autuações específicas do Tribunal de Contas nos processos de prestação de contas.

Rua da Bahia, nº 1004 - Conj. 904 - Centro - Belo Horizonte / MG
Tel: (31)3213-0060 / (31)3213-1742
2017 © Reis & Reis - Auditores Associados. Todos os direitos reservados.

WebMaster: Douglas Ramalho